sábado, 14 de junho de 2008

Os quatro pilares para a educação no século XXI

Jaques Delors (1998) aponta como principal consequência da sociedade do conhecimento a necessidade de uma aprendizagem ao longo de toda vida, fundamentada em quatro pilares, que são, concomitantemente, do conhecimento e da formação continuada:

Aprender a conhecer - é necessário tornar prazeroso o ato de compreender, descobrir, construir e reconstruir o conhecimento para que não seja efêmero, para que se mantenha ao longo do tempo e para que valorize a curiosidade, a autonomia e a atenção permanentemente. É preciso também pensar o novo, reconstruir o velho e reinventar o pensar.

Aprender a fazer - não basta preparar-se com cuidado para inserir-se no setor do trabalho. A rápida evolução por que passam as profissões pede que o indivíduo esteja apto a enfrentar novas situações de emprego e a trabalhar em equipe, desenvolvendo espírito cooperativo e de humildade na reelaboração conceitual e nas trocas, valores necessários ao trabalho coletivo. Ter iniciativa e intuição, gostar de uma certa dose de risco, saber comunicar-se e resolver conflitos e ser flexível. Aprender a fazer envolve uma série de técnicas a serem trabalhadas.

Aprender a conviver - no mundo atual, este é um importantíssimo aprendizado por ser valorizado quem aprende a viver com os outros, a compreendê-los, a desenvolver a percepção de independência, a administrar conflitos, a participar de projetos comuns, a ter prazer no esforço comum.

Aprender a ser - é importante desenvolver sensibilidade, sentido ético e estético, responsabilidade pessoal, pensamento autônomo e crítico, imaginação, criatividade, iniciativa e crecimento integral da pessoa em relação à inteligência. A aprendizagem precisa ser integral, não negligenciado nenhuma das potencialidades de cada indivíduo.

Uma educação fundamentada nos quatro pilares acima elencados sugere alguns procedimentos didáticos que lhe seja condizente, como:
-Relacionar o tema com a experiência do estudante e de outros personagens do contexto social;
-Desenvolver a pedagogia da pergunta ( Paulo Freire e Antônio Faundez, por uma pedagogia da pergunta);
Proporcionar uma relação dialógica com o estudante;
-Envolver o estudante num processo que conduz a resultados, conclusões ou compromissos com a prática;
-Oferecer um processo de auto-aprendizagem e co-responsabilidade no processo aprendizagem.

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