domingo, 17 de outubro de 2010

Felicitações Professores

Felicitações professores.
"Não posso ser professor se não percebo cada vez melhor, que por não poder ser neutra, minha prática exige de mim uma definição. Uma tomada de posição. Decisão. Ruptura. Exige de mim que escolha entre isto e aquilo. Não posso ser professor a favor de quem quer que seja e a favor de não importa o quê. Não posso ser professor a favor simplesmente do Homem ou da Humanidade, frase de uma vaguidade demasiado contrastante com a concretude da prática educativa. Sou professor a favor da decência contra o despudor, a favor da liberdade contra o autoritarismo, da autoridade contra a licenciosidade, da democracia contra a ditadura de direita ou de esquerda. Sou professor a favor da luta constante contra qualquer forma de discriminação, contra a dominação econômica dos indivíduos ou das classes sociais. Sou professor contra a ordem capitalista vigente que inventou esta aberração: a miséria na fartura. Sou professor a favor da esperança que me anima apesar de tudo. Sou professor contra o desengano que me consome e imobiliza. Sou professor a favor da boniteza da minha própria prática, boniteza que dela some se não cuido do saber que devo ensinar, se não brigo por este saber, se não luto pelas condições materiais necessárias sem as quais meu corpo, descuidado, corre o risco de se amofinar e de já não ser o testemunho que deve ser de lutador pertinaz, que cansa, mas não desiste".(PAULO FREIRE, Pedagogia da Autonomia, p. 102 e 103).

Verdades

Texto resume em poucas palavras um pedaço significativo da história nacional.
Educar-se é encharcar de sentido cada ato da vida..." (Paulo Freire).
"Creia, basta ser sincero e desejar profundo, não diga que a canção está perdida, tenha fé em Deus, tenha fé na vida. Tente outra vez" Raul Seixas.

O Hino Nacional diz em alto e bom tom (ou som, como preferir) que “umfilho seu não foge à luta”. Tanto Serra como Dilma eram militantesestudantis, em 1964, quando os militares, teimosos e arrogantes,resolveram dar o mais besta dos golpes militares da desgraçada históriabrasileira. Com alguns tanques nas ruas, muitas lideranças, covardes,medrosas e incapazes de compreender o momento histórico brasileiro,“colocaram o rabinho entre as pernas” e foram para o Chile, França,Canadá, Holanda. Viveram o status de exilado político durante longos16 anos, em plena mordomia, inclusive com polpudos salários. Foi nasbelas praias do Chile, que José Serra conheceu a sua esposa, MônicaAllende Serra, chilena.Outras lideranças não fugiram da luta eobedeceram ao que está escrito em nosso Hino Nacional. Verdadeirosheróis, que pagaram com suas próprias vidas, sofreramprisões e torturas infindáveis, realizaram lutas corajosas para que, hoje, possamos viver em democracia plena, votar livremente, ter liberdade de imprensa. Nessegrupo está Dilma Rousseff. Uma lutadora, fiel guerreira dasolidariedade e da democracia. Foi presa e torturada. Não matouninguém, ao contrário do que informa vários e-mails clandestinos quecirculam Brasil afora.Não sou partidário nem filiado a partidopolítico. Mas sou eleitor. Somente por estes fatos, José Serra fujão, eDilma Rousseff guerreira, já me bastam para definir o voto na eleiçãopresidencial de 2010. Detesto fujões, detesto covardes!

Pedro Bial, jornalista.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Serra = mentiras

Assistindo ao horário eleitoral desta sexta-feira 15/10/2010, fiquei mais uma vez, enojado com a tamanha desfaçatez do candidato José Serra.
Ele começou parabenizando aos professores pelo dia dedicado aos mestres. Eu, como professor da escola pública do estado de São Paulo repudio essa parabenização. Esse repúdio é porque sei que esses votos não são sinceros, são apenas eleitoreiros, pois todos sabemos que o Serra odeia os professores da escola pública. Durante todo o seu mandato sucateou a escola pública Paulista, prejudicou constantemente os professores, perseguiu professores que se posicionou contra a sua política de sucateamento da escola pública.
Durante o seu governo propôs e sancionou leis nas caladas da noite. Leis que prejudicaram aos professores e a escola pública estadual.
No horário eleitoral de hoje, descaradamente, ele disse que no seu governo ele valorizou os professores e disse que deu aumentos acima da inflação.
Mentira. No seu governo o magistério Paulista teve aumento ZERO!!!! Nem mesmo a inflação foi reposta. Na paralisação dos professores neste ano, ele ordenou que suas tropas de choque bombardeassem todos e desfizessem as manifestações à força bruta.
São Paulo, o estado mais rico da Nação paga aos professores o oitavo salário, entre todos os estados do Brasil. Isso é uma vergonha.
Ele mentiu quando disse que em seu governo deu capacitação de qualidade a todos os professores. A mentira é uma prática constante desse candidato que se apresenta na época de eleição com cara de bonzinho mas, no poder se torna um ditadorzinho maquiavélico.
Mentiu descaradamente em seu programa de hoje quando disse que deu ajuda aos professores para a compra de computadores. No seu governo, fechou contrato (obscuro) com uma empresa para vender notbooks aos professores em até 24 parcelas. Os preços cobrados por uma máquina com configuração mediana estavam em torno de 20% acima dos valores praticados no mercado.
Quando ele fala em reforço escolar de qualidade, ele mente, pois não conhece as escolas da rede estadual. No seu governo, foi proposto uma aula de reforço semanal somente para os 9º anos (final de ciclo). Esse reforço acontece muitas vezes no refeitório, ou até mesmo debaixo de uma árvore, pois nas escolas da rede estadual falta espaço físico até mesmo para as reuniões pedagógicas.
Na sua campanha, ele omite como os alunos estão saindo da escola, após a implantação da aprovação automática. Ele omite a chantagem feita sobre os professores para que as taxas de aprovação chegue a praticamente 100% no final de ciclo (5º e 9º anos do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio), pois nas demais séries, a frequência é suficiente para que a aprovação aconteça.
Ele mente sobre a Educação, assim como mente sobre a Saúde Pública e a Segurança.

Divulgue a todos da sua lista!!!! Vamos desmascarar esse ditadorzinho disfarçado de carneirinho!!!

Everaldo Rocha.

sábado, 9 de outubro de 2010

MARINA

Marina,… você se pintou?

Marina, morena Marina, você se pintou diz a canção de Caymmi. Mas é provável, Marina, que pintaram você. Era a candidata ideal: mulher, militante, ecológica e socialmente comprometida com o grito da Terra e o grito dos pobres , como diz Leonardo.

Dizem que escolheu o partido errado. Pode ser. Mas, por outro lado, o que é certo neste confuso tempo de partidos gelatinosos, de alianças surreais e de pragmatismo hiperbólico? Quem pode atirar a primeira pedra no que diz respeito a escolhas partidárias?

Mas ainda assim, Marina, sua candidatura estava fadada a não decolar. Não pela causa que defende, não pela grandeza de sua figura. Mas pelo fato de que as verdadeiras causas que afetam a população do Brasil não interessam aos financiadores de campanha, às elites e aos seus meios de comunicação. A batalha não era para ser sua. Era de Dilma contra Serra. Do governo Lula contra o governo do PSDB/DEM. Assim decidiram as famiglias que controlam a informação no país. E elas não só decidiram quem iria duelar, mas também quiseram definir o vencedor. O Estadão dixit: Serra deve ser eleito.
Mas a estratégia de reconduzir ao poder a velha aliança PSDB/DEM estava fazendo água. O povo insistia em confirmar não a sua preferência por Dilma, mas seu apreço pelo Lula. O que, é claro, se revertia em intenção de voto em sua candidata. Mas os filhos das trevas são mais espertos do que os filhos da luz . Sacaram da manga um ás escondido. Usar a Marina como trampolim para levar o tucano para o segundo turno e ganhar tempo para a guerra suja.

Marina, você, cujo coração é vermelho e verde, foi pintada de azul. Azul tucano . Deram-lhe o espaço que sua causa nunca teve, que sua luta junto aos seringueiros e contra as elites rurais jamais alcançaria nos grandes meios de comunicação. A Globo nunca esteve ao seu lado. A Veja, a FSP, o Estadão jamais se preocuparam com a ecologia profunda. Eles sempre foram, e ainda são, seus e nossos inimigos viscerais.

Mas a estratégia deu certo. Serra foi para o segundo turno, e a mídia não cansa de propagar a vitória da Marina . Não aceite esse presente de grego. Hão de descartá-la assim que você falar qual é exatamente a sua luta e contra quem ela se dirige.

Marina, você faça tudo, mas faça o favor : não deixe que a pintem de azul tucano. Sua história não permite isso. E não deixe que seus eleitores se iludam acreditando que você está mais perto de Serra do que de Dilma. Que não pensem que sua luta pode torná-la neutra ou que pensem que para você tanto faz . Que os percalços e dificuldades que você teve no Governo Lula não a façam esquecer os 8 anos de FHC e os 500 anos de domínio absoluto da Casagrande no país cuja maioria vive na senzala. Não deixe que pintem esse rosto que o povo gosta, que gosta e é só dele .

Dilma, admitamos, não é a candidata de nossos sonhos. Mas Serra o é de nossos mais terríveis pesadelos. Ajude-nos a enfrentá-lo. Você não precisa dos paparicos da elite brasileira e de seus meios de comunicação. Marina, você já é bonita com o que Deus lhe deu .

Maurício Abdalla - Professor de filosofia da UFES, autor de Iara e a Arca da Filosofia (Mercuryo Jovem), dentre outros.